Charles Dickens , o gênio da literatura universal

Resultado de imagem para charles dickens

Um certo indivíduo, por sua aclamada produção literária, obteve grande destaque na sociedade inglesa durante o período da chamada Era Vitoriana (1837-1901). Seu nome era Charles John Huffam Dickens, um escritor que, em pleno séc. XIX, se tornou um verdadeiro best-seller. Para alguns, inclusive, ele foi o primeiro deste gênero.
Resultado de imagem para charles dickens
Na opinião desse intrépido e incauto blogueiro esse autor é um dos gênios da literatura universal, refiro me a Charles John Huffam Dickens, ou somente Charles Dickens (Landport, 7 de fevereiro de 1812 — Higham, 9 de junho de 1870) foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. 

No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.

Resultado de imagem para charles dickens hpes book
Nascido Charles John Huffam Dickens, Charles Dickens foi educado por sua mãe, que o ensinava diariamente inglês e latim. Ele era um leitor ávido desde criança, seus autores preferidos nesta época eram os de Tobias Smollett e Henry Fieldin, e as histórias que lia e relia eram As mil e uma noites e Dom quixote. Passou por alguns problemas pessoais que o marcaram, como a prisão de sua família por conta de dívidas. Para ajudá-los, Dickens trabalhou em uma fábrica desde os 12 anos. 

Resultado de imagem para charles dickens books
No entanto, após a melhoria da situação financeira de sua família, sua mãe não o tirou da fábrica, que pertencia a um amigo dela, uma atitude que o Charles nunca perdoou. Futuramente, o trauma vivido o autor escrever frequentemente em sua obra sobre as más condições de trabalho que vivenciou, e que toda a classe operária inglesa enfrentou durante a revolução industrial. Mais tarde, descreveu a si mesmo como “uma criança pequena e não muito mimada.” Dickens trabalhou como jornalista, e durante este período viveu sua primeira desilusão amorosa, uma experiência que, posteriormente, o influenciou muito em sua literatura. 

Resultado de imagem para charles dickens books
O autor era atento aos acontecimentos de sua vida, fossem eles de porte pequeno ou grande porte, e soube magistralmente utilizá-los nas composições de suas histórias e personagens. Charles Dickens foi pioneiro na introdução da crítica social na literatura e em sua obra expunha os problemas sociais da Inglaterra, a violência, pobreza, o desemprego e a prostituição. Sua consciência social o levou a criar iniciativas sociais, como uma reforma sanitária e até mesmo a construção de um hospital infantil. 


Vídeo

No vídeo a cima podemos ver o professor Daniel Puglia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP, fala sobre o livro Grandes Esperanças, de Charles Dickens. Dickens é um dos mais conhecidos escritores ingleses, famoso pelas obras David Copperfield, Oliver Twist e Contos de Natal. De segunda a sexta às 09h e 20h, o programa Estúdio Univesp traz entrevistas, debates, matérias especiais, notícias e o resumo da programação na tela da UNIVESP TV. O canal para quem quer saber mais e aprender sempre! Assista também em http://univesptv.cmais.com.br/ Sintonize a UNIVESP TV através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 2.2. Santos - Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas 10.2, São José dos Campos, 27.2.
Pesquisa - Magno Moreira e Emanuelle Moreira

                Magno Moreira em abril de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas